Psicólogo – o que faz esse profissional?

O psicólogo é um profissional que está ganhando cada vez mais importância em nossa sociedade. Cada vez mais surgem pessoas sofrendo com algum problema como depressão e ansiedade, afinal a nossa rotina e muitos fatores do nosso dia a dia e da nossa vida contribuem para isso. E, mesmo quem não sofre com nada disso, também pode contar com a ajuda desse profissional para continuar com a mente saudável.

O interesse por essa área também cresce, por isso é interessante entender melhor no que esse profissional atua, onde pode trabalhar e onde encontrar o curso. Veja tudo a seguir!

Veja o que faz o Psicólogo

Para conhecer melhor sobre a profissão, é fundamental entender melhor o que faz um psicólogo. Esse profissional é responsável por estudar o comportamento do ser humano e seus fenômenos psíquicos. Isso pode ser feito através de uma análise de emoções, ideais e valores que tende a acontecer por meio das consultas, muitas vezes chamadas também de terapias.

Através dessa análise, o psicólogo é capaz de efetuar o diagnóstico, prevenção e o tratamento de doenças mentais, que podem ser por sua vez de personalidade ou de distúrbio. É um profissional que lida com pessoas depressivas, ansiosas e que possuam algum tipo de doença mental. Nem sempre ele trabalha sozinho, muitas vezes podendo atuar juntamente a um psiquiatra.

As carreiras na área da Psicologia

Observando e interagindo com os pacientes, o psicólogo pode ser capaz de identificar seus padrões de comportamento que auxiliam na hora de fornecer diagnósticos e tratamento. A área da Psicologia é ampla e permite ao profissional trabalhar em muitos setores.

Os principais tipos de carreira na Psicologia são: Psicologia Clínica, Psicologia Esportiva, Psicologia Hospitalar, Psicologia Educacional, Psicologia Jurídica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia da Saúde, Orientação Profissional e Psicomotricidade.

O profissional com um diploma de nível superior pode atuar em qualquer uma dessas áreas e até mesmo em mais de uma, se quiser.

Perfil do Psicólogo e Mercado de Trabalho

Para poder se tornar um psicólogo é fundamental que esse indivíduo goste de ler e tenha uma boa capacidade para analisar e interpretar textos. Também é muito importante ser uma pessoa que goste de ajudar os outros e tenha bastante empatia.

O mercado de trabalho para um psicólogo é amplo. Ele pode ter o seu próprio consultório, trabalhar em clínicas, hospitais, em instituições de saúde, escolas e até mesmo na Polícia.

Onde se tornar um Psicólogo

O curso de Psicologia possui habilitações de licenciatura e bacharelado. O curso superior tem duração de 5 anos e atualmente você já encontra algumas opções até mesmo a distância. Grande parte das faculdades públicas e privadas de nosso país oferecem o curso de Psicologia presencialmente.

Se você busca pelo curso à distância, as opções são mais limitadas. O curso pode ser encontrado à distância na Anhanguera e também em alguns polos da Faculdade Pitágoras. Procure em sua região onde o curso é oferecido, faça o Enem e se inscreva.

Gostaram das dicas? Se você tem sugestões de novos artigos para abordarmos aqui, pode deixar suas ideias nos comentários abaixo.