Melhores linguagens de programação para desenvolvedores

Desenvolver um software é uma tarefa sempre prazerosa, uma vez que envolve não apenas raciocínio lógico e matemático, mas também exercita a criatividade do desenvolvedor.

Se você decidiu começar um projeto de desenvolvimento de software, mas não decidiu qual linguagem começar a estudar, você tem duas opções: ou você escolhe a que mais atende as suas necessidades ou escolhe a mais popular do mercado.

Nós separamos uma lista de linguagens de programação da web, onde você pode ver a classificação das linguagens de programação mais populares.

Linguagens de programação

Java

Java é uma das linguagens de programação mais comuns para o back-end do desenvolvimento de modernos aplicativos web.

Utilizando a linguagem, é possível criar aplicativos da web para uma ampla gama finalidades. Java também é usado para criar nativo do Android, apps para smartphones, tablets e até softwares embarcados.

C

A linguagem C é pequeno, rápido e poderosa.

Se você desenvolve software para sistemas embarcados, funcionar com kernels de sistemas ou apenas quer utilizar os frameworks, os recursos disponíveis em mãos, C é o que você precisa.

C#

C # é a principal linguagem de desenvolvimento em plataformas Microsoft e serviços.

Se a concepção moderna de aplicações web utilizando o Azure, aplicação para “dispositivos” no Windows ou poderosos aplicativos de área de trabalho para o negócio, o C# é a maneira mais rápida para utilizar tudo o que a Microsoft pode oferecer.

Além disso, é uma das principais linguagens do motor para o desenvolvimento de games com Unity.

JavaScript

JavaScript linguagem de programação para web.

Cada moderno website usa JavaScript, incluindo este daqui. É uma linguagem para criação de um site interativo, ou para construir interfaces de usuário com um de uma dúzia de estruturas de JavaScript populares.

PHP

A linguagem PHP, juntamente com bancos de dados (e.g. MySQL) é uma importante ferramenta para construção de aplicações web modernas.

A maioria dos sites desenvolvidos em PHP estão focados em uma grande quantidade de dados. É também uma tecnologia fundamental para a poderosos sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress.

Existem diversos cursos para PHP disponíveis na Internet, o que nós aconselhamos é o Pacote Full Stack.

Python

Python pode fazer quase tudo o acima. Aplicações Web, interfaces de usuário, análise de dados, estatísticas, de quaisquer tarefas que tinha para resolver, em Python é provável encontrar um enquadramento adequado. Recentemente, cientistas chegaram à conclusão de que o Python é moda usar como a principal ferramenta para o processamento de grandes volumes de dados em praticamente todos os setores.

Visual Basic

O Visual Basic permite que você crie aplicações para automatizar poderosos aplicativos do pacote Office, e também desenvolver sistemas para Desktop nativamente.

Você também pode utilizar a plataforma .net para criar sistemas para Web.

Delphi

O Delphi é um ambiente de desenvolvimento completo em Object Pascal e uma biblioteca de componentes para o desenvolvimento multi-plataforma de aplicações nativas com o apoio de serviços de nuvem e aplicativos de IoT.

Ele fornece um poderoso componentes VCL para Windows 10 e proporciona o desenvolvimento de FMX para Windows, Mac e dispositivos móveis.

Perl

É uma linguagem poderosa e um componente-chave para o arsenal de segurança cibernética? Com certeza, os desenvolvedores usam Perl desde o início da Internet, e ele ainda é considerado uma ferramenta fundamental para qualquer profissional de TI.

SQL

SQL é uma linguagem especificamente para consultas e manipulação de dados em um banco de dados. É possível filtrar informações, consultar, excluir registros e também criar tabelas e todos os objetos de um banco.

Todas as linguagens utilizam banco de dados, seja diretamente ou indiretamente, através de frameworks conhecidos como ORM, que encapsulam a complexidade da linguagem em simples comandos dentro da linguagem.