Descubra o que é IMEI e como usá-lo!

Você já ouviu falar no IMEI do celular? Pois saiba que ele é uma importante ferramenta que serve para a sua segurança, resguardando os dados contra agentes mal intencionados!

Em verdade, ele é uma espécie de identificação do seu smartphone. Dessa maneira, ele entra em ação em casos de roubo ou furto do telefone móvel. Com isso, todos os dados que existem ali ficam devidamente protegidos. Abaixo, confira o que, exatamente, é esse código. Igualmente, como ele auxilia, como obtê-lo, como utilizá-lo e se ele é um IMEI impedido .

O que é IMEI?

Essa é a sigla que representa International Mobile Equipment Identity, ou seja, Identificação Internacional de Equipamento Móvel.

Assim, essa ferramenta é um registro do seu celular. Ele é único e global. Ou seja, ele tem reconhecimento em qualquer lugar do globo. Ao mesmo tempo, é impossível que outro celular possua uma sequência de identificação igual a do seu smartphone.

Como o IMEI é formado?

Essa identificação do celular possui 15 dígitos. Eles são divididos, então, em 04 blocos numéricos. Assim, ele se ilustra da seguinte maneira: 000000-00-000000-0.

Como saber meu IMEI?

Existem muitas formas de você conhecer o seu número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Confira alguma das principais:

  • Digitando o código *#06# no discador do seu celular;
  • No menu de configurações do seu smartphone
  • Na parte traseira do seu celular, impresso sobre o aparelho;
  • Ainda, na caixa do smartphone;
  • Na nota fiscal da compra do celular;
  • Em um adesivo que pode estar posicionado na parte de trás da bateria ou, da mesma maneira, sobre a bandeja do cartão SIM (Local em que o seu chip fica).

Porém, com exceção da disposição do código na nota fiscal ou da caixa, note que todas as outras formas de busca necessitam da posse do celular. Portanto, considere a situação em que você perdeu seu celular ou em que ele foi vítima de furto. Some a isso a possibilidade do descarte da caixa e da nota fiscal e do desconhecimento quanto ao número do IMEI, que não está anotado em lugar algum.

Nesses casos o cidadão simplesmente fica privado de conhecer o seu código de identificação? Não. Fique tranquilo, pois existem várias formas de consultá-lo de maneira remota. Veja abaixo, o passo a passo para cada tipo de dispositivo móvel, de acordo com o sistema operacional.

Como consultar o IMEI em dispositivo Android

  • Primeiro, acesse o site “Encontre meu dispositivo“, do Google;
  • Então, você terá acesso ao painel da sua conta do Google;
  • Selecione o aparelho cujo IMEI você quer conhecer;
  • Por fim, o seu código ficará disponível na tela. Basta anotá-lo e guardá-lo em um local seguro.

Código de identificação nos aparelhos Apple

  • Acesse a página “Apple ID”;
  • Logo em seguida, faça o seu login com senha;
  • Encontre a opção “Dispositivo” e selecione o celular cujo código você quer;
  • Anote seu código IMEI. 

Como saber código de identificação do dispositivo Galaxy (celulares Samsung)

  • Entre no site “Buscar telefone”;
  • Logo após, faça login com o e-mail cadastrado e a senha que pertence à conta Samsung;
  • Encontre o dispositivo cujo código você quer saber e, após, nos três pontinhos;
  • Clique em “Informações do IMEI” e, assim, você terá o seu código.

Para que serve o código de identificação?

Esse código é uma das ferramentas de segurança do seu celular. Dessa maneira, em caso de perda, furto ou roubo você pode tomar duas ações. A primeira é rastrear o dispositivo, enquanto a segunda é o bloqueio dele.

Com isso, você evita que criminosos e indivíduos mal intencionados tenham acesso aos dados que estão no seu smartphone. Note que a partir disso você protege inúmeras informações. Dentre as principais estão fotos pessoais e íntimas, dados bancários, contatos, endereço e documentos. Então, você fica muito mais seguro.

Como usar o IMEI em caso de roubo, furto ou perda do celular?

Caso você seja alvo de furto ou roubo ou, ainda, perca seu celular, primeiramente certifique-se de obter o número do código de identificação do seu smartphone.

Então, busque uma delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência. A partir disso haverá o bloqueio do seu celular. Por isso, ele fica com o uso restrito e não poderá ser sequer utilizado por terceiros

O que é IMEI impedido?

Por fim, é preciso falar sobre o código impedido, que se refere a um cuidado ao comprar celulares usados de terceiros. Quando se diz que um smartphone está com o IMEI impedido, isso quer dizer que ele é fruto de roubo ou de furto e, portanto, que foi bloqueado pelo seu dono.

Assim, é muito importante testar o celular antes de comprar de terceiros. Ainda, de exigir a nota fiscal e a caixa. Por fim, mesmo que ele esteja funcionando, não deixe de conferir o IMEI do aparelho de acordo com os passos acima e veja se ele corresponde ao que aparece dentro do seu espaço de configurações.