Ferramentas Digitais Para Usar Em Sala De Aula

Se você segue nosso blog, é um sinal de que você é um professor educado em inovações educacionais e recursos tecnológicos em busca de melhorias em suas atividades de ensino. Mas se você ainda é difícil saber como você usa essas inovações e isso que este artigo tentará ajudá-lo listando as ferramentas digitais para uso na classe .

O que isso significa: ferramentas digitais?

Tablets, smartphones e outros itens diversos

Tudo o que é usado para comunicação entre uma pessoa e um computador é uma ferramenta digital: equipamentos tecnológicos.

Existem muitos materiais eletrônicos disponíveis para várias funções: administrativo, publicitário, educacional, esportivo, para uso pessoal ou corporativo. Depende do que você pretende alcançar usando essas ferramentas tecnológicas.

ferramentas digitais

No campo da educação, por algum tempo, o uso da tecnologia para melhorar o processo de aprendizagem foi adicionado.

Hoje, temos um conjunto ainda maior de dispositivos, periféricos, aplicativos, sites que, com bom uso, com bons planejamentos e planejamento

  • portais, Smartphones, tablets, laptops

Existem muitas opções tecnológicas no mercado que podem ser usadas pelo aluno na escola como professora. A implementação de programas em escolas públicas no Brasil também tem algum efeito.

Lista de ferramentas digitais para a educação

Programa Inspira Digital

Este é um programa digital que pode ser usado em uma escola que será usada por professores e estudantes. Tem conteúdo interativo 3D para uma aplicação que pode ser instalada em laptops, tablets ou smartphones .

Sugestões para ações a serem tomadas em uma sala de aula ou em casa, planos de aula para professores, dinâmicas digitais, estão disponíveis on-line ou offline . O programa oferece um curso de treinamento para professores para aprender a usar esse método com os alunos. É vendido separadamente.

Domínio Publico

Uma biblioteca digital desenvolvida em software livre. Este é um portal que oferece a troca de conhecimentos através de obras literárias, artísticas e científicas sob a forma de textos, áudio ou vídeo.

É grátis, funciona em domínio público ou é licenciado por quem possui direitos autorais.

 Appprova

Uma plataforma que deve ser usada pela escola, o professor e o aluno como um todo. Permite que o professor verifique as estatísticas de cada aluno: quais ações foram tomadas, quais habilidades de conteúdo foram desenvolvidas e o que precisa ser desenvolvido ainda mais.

O professor tem informações sobre o desempenho dos alunos em comparação com outros na escola, bem como pontos fortes e fracos. fraqueza da escola como um todo. Também permite que os professores se comuniquem com seus alunos.

 Blackboard

Esta é a empresa líder no campo da tecnologia educacional, que no Brasil é representada por: Grupo A Educação.

  • Blackboard e-learn é uma plataforma que oferece conteúdo totalmente online, desenvolvimento profissional que busca ativar a aprendizagem ativa e social e avançar o planejamento. – permite que você abra cursos para dispositivos móveisO portal para jogos educacionais é completamente gratuito. Um site para estudantes aprenderem e praticarem suas habilidades sociais, criados em conjunto com professores e universidades.
    • Ludo Educa – Desenvolve áreas específicas de treinamento. Jogos relacionados à saúde, lógica, cultura e meio ambiente
    • Escola Ludo – Concentre-se em questões na sala de aula.
  • Estudos realizados pelo Ministério da Educação (Mec) on-line para enriquecer a educação dos alunos da escola primária I.
  • Estudos realizados em temas: arte, humanidades, matemática, linguagem e literatura, esportes, religião, ciências naturais e geografia

Britannica Digital Learning é a evolução da enciclopédia Britannica de livros impressos, que hoje oferece materiais digitais para o ensino de escolas, universidades e instituições de ensino superior. estudantes como um todo com a ajuda de computadores pa, e telefones celulares.

 Google for Education

Google oferece uma série de ferramentas que são fáceis de usar para estudantes e profissionais educacionais. G Suite for training – Ferramentas de produtividade gratuitas para serem usadas em um computador ou classe móvel. Isto:

  • Google classe – sua sala de aula, onde você cria aulas, envia tarefas, envia comentários.
  • on-line Google Docs : criação de documentos com outras parcerias on-line

Goconqr

Plataforma on-line gratuita para recursos educacionais on-line em todos os níveis de aprendizagem: de fundamental para pesquisa de pós-graduação, ensino e aprendizagem.

Para professores e alunos para desenvolver conteúdo e melhorar sua aprendizagem usando e desenvolvendo: Mapas Mentais, Flashcards, Quizzes, Notas – personalizados em um caderno digital, slides, calendário on-line, biblioteca, diagrama de blocos, Escola Digital

Este é um banco de objetos onde classes e conteúdo estão em vários meios de comunicação, diferentes disciplinas e em diferentes estágios escolares. : educação infantil, educação infantil, educação infantil Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Primária I e Escola Primária II – Ano a Ano, Escola Secundária, Educação para Jovens e Adultos e Educação Especial

  • Suporte de Professores : Um Curso de Tecnologia Educacional – Online Grátis – materiais didáticos, aulas e aulas de planejamento.

Portal do Professor

Portal do Mec para professores.

  • Ferramentas do Portal: Fórum e Youtube
  • Ferramentas na Internet: compartilhamento de vídeos, blogs, rádio e televisão, compartilhamento de software de imagem, etc.

Guia de Tecnologias

guia para tecnologias de pré-venda combinadas com tecnologias desenvolvidas pela Mec, destinadas a gerentes educacionais para ajudá-los a adquirir materiais e tecnologias educacionais para serem usados ​​em escolas públicas

Periféricos e Hardware

  • Digital a primeira ardósia . Parece uma tela de computador do tamanho de uma ardósia, sensível ao toque. Com isso, você pode navegar na Internet, apresentando uma lição e usando funções como powerpoint e outras ferramentas de software incluindo 3D. Oferece uma aula mais dinâmica e interativa, dando aos alunos a oportunidade de participar mais ativamente e se familiarizar com o tema da lição.
  • Tabelas digitais . Essas tabelas também são sensíveis ao toque. As crianças podem desenhar e escrever com os dedos. Esta função facilita a inclusão de crianças com limitações físicas, o que facilita o estudo. Além disso, eles têm jogos educativos de vários assuntos.

Todos esses produtos tecnológicos devem ser usados ​​como uma forma de revolucionar a educação no Brasil e no mundo. O professor deve se preparar para o uso desses recursos de todas as maneiras possíveis e aprovar todos os investimentos.

Estudar ciência da computação, treinar tecnologia e não ter medo da tecnologia. Os jovens quase nascem para saber como trabalhar no computador, e os profissionais da educação devem ser orientados pelas melhores maneiras de aprender.

Nesta nova etapa de treinamento, professores e alunos aprendem juntos. Assim, os alunos podem criar, inventar e aprender sobre o assunto. O professor deve encorajar esse processo, ajudar no treinamento.