Como estudar a distância e manter um bom desempenho

Nessa pandemia, não existe um único estudante que não queira saber como estudar à distância e manter um bom desempenho seja fazendo uma pós graduação online, seja nas aulas da 8ª série. Afinal de contas, pelo menos no Brasil, todas as aulas presenciais ainda estão adiadas até que se saiba o que fazer em relação ao novo coronavírus e como ministrar as aulas da maneira correta e sem colocar as pessoas em risco.

Ainda que as primeiras doses das vacinas venham para o público em 2021, é fato de que levará algum tempo até poder ser definido como será o retorno dos estudantes para a escola, um tema que é sensível para muita gente. Portanto, enquanto isso não acontece, os alunos terão de aprender como estudar à distância e manter um bom desempenho, o que é um desafio para muitos.

Afinal, é importante ter em mente que o estudo à distância conta com uma série de desafios que prejudicam o desempenho do estudante. Alguns são técnicos, outros são naturais do modelo de aula, ainda que ele tenha algumas vantagens específicas. No entanto, é possível lidar bem com essas aulas seguindo algumas dicas simples. Quer saber como estudar à distância e manter um bom desempenho? Então siga a leitura abaixo!

Como estudar à distância e manter um bom desempenho: 5 dicas

1. Nunca subestime seu curso

Um dos erros mais comuns que os estudantes fazem quando migram para o EAD, especialmente agora com a pandemia, é subestimar o curso, achar que por ser uma aula à distância, que não é necessário se concentrar ou focar nela.

Basta ver, por exemplo, quantas pessoas fazem memes de deixar a aula tocando no computador e ir dormir ou assistir ao conteúdo na cama, debaixo das cobertas. Com esse tipo de postura, nenhuma aula dá certo e não tem como ter um bom desempenho em nenhum lugar.

Por isso, é importante não acreditar que o curso à distância é “fácil” ou menos importante do que o presencial. Quanto mais o estudante acha isso, mais dificuldade ele terá.

2. Monte um espaço e horário para estudar

Estudar é um ritual. É necessário ter aquele sentimento de seriedade de que a “aula vai começar”. Sem isso, fica difícil manter o foco para entender o assunto do jeito certo e com bom desempenho.

Por isso, é importante montar um espaço específico para estudar, com um lugar confortável, uma boa iluminação e, especialmente, pouco barulho. Assim, é possível se concentrar no que interessa.

3. Fuja das distrações na hora da aula

Se você tem o hábito de dar uma olhadinha no Facebook, Instagram ou Twitter no meio das aulas, saiba que isso pode estar atrapalhando o seu desempenho estudantil.

É claro que abre aquela tentação de dar uma olhadinha e ver se alguém postou algo legal, mas é essencial se manter distante disso. Afinal, cada olhadinha nas redes sociais pode consumir minutos preciosos da sua atenção e dificultar o entendimento da matéria.

4. Tenha disciplina

Tudo isso que nós citamos não é fácil de fazer. Exige muita dedicação e, principalmente, disciplina. Afinal, é fácil querer ceder e ficar na cama, vendo as redes sociais ou tirando um cochilo. No entanto, seu futuro depende do bom desempenho nas aulas e, portanto, é essencial se disciplinar para isso.

5. Tire dúvidas com vídeos

Por fim, uma das reclamações em relação às aulas em videochamada é que é difícil tirar dúvidas com os professores. No entanto, é possível elucidar questões no YouTube mais tarde. Sempre existem vídeos que vão explicar de várias formas diferentes a informação que você busca.

Agora que você já sabe como estudar à distância e manter um bom desempenho, conseguirá tirar de letra o conteúdo que você precisa estudar e terá as melhores notas e os melhores resultados possíveis. Basta manter a disciplina e o foco, mesmo estudando longe da sala de aula. Lembre-se de que, caso tenha dúvidas, pode sempre procurar por explicações online.

Gostou das dicas? Então compartilhe-as com seus colegas estudantes no WhatsApp!