Educação Infantil E Dicas Para Novos Professores De Crianças

Nas escolas de educação infantil, as “tias” estão empenhadas em dar a melhor educação para seus alunos. Ao contrário do que muitos acreditam, as professoras da educação infantil ensinam muitas coisas as crianças pequenas e se tornam fundamentais no desenvolvimento deles.

Muitas são as aulas e técnicas que os professores da Educação Infantil precisam saber, na hora de ensinar brincando e fazer com que as crianças entendem tudo com facilidade, auxiliando para a complexidade da vida acadêmica no futuro. Neste artigo, vamos dar dicas para os professores da educação infantil e para os novos professores, no doce desafio de educar os pequenos grandes homens e mulheres do futuro.

Professor, Tenha Paciência!

Para qualquer profissão, ter uma dose a mais de paciência é fundamental para conviver e lidar com situações adversas e pessoas complicadas. O professor em contrapartida, estará diante de pequenos seres humanos, que apesar de lindos e fofos, também podem ser bastante irritantes e deixá-lo bastante estressado.

A melhor dica é ter uma dose a mais de paciência, além daquela normal que deve ter apenas por ser um profissional. É preciso aprender e entender que crianças são imediatistas, e muitas vezes vão te testar pedindo coisas, chorando, fazendo birra e enfim, colocando você em situações difíceis em que o não e sim precisam estar muito bem alinhados para não serem liberados de forma desequilibrada.

Gritos e atitudes ameaçadoras, não podem jamais fazer parte do seu vocabulário e atitudes, pois além de assustar as crianças, é antiético e pode resultar em processos contra você e a escola, se os pais sentirem que seus filhos estão sendo prejudicados. Lembre-se que a paciência é uma virtude e portanto, trabalhe essa virtude em você a cada dia.

Seja Criativo

Professor Seja CriativoUm professor criativo sempre tem uma carta na manga na hora de entreter e instruir seus alunos. Crianças menores como bebês e até uns 2 anos, costumam ser entretidos mais facilmente com brinquedos e atividades lúdicas que tenham muitas cores e sons. Por exemplo, o saco sensorial, é uma forma de mexer com atenção dessa faixa etária. Use um saco grande colorido e coloque brinquedos como bolinhas e coisas que sejam macias como pequenas almofadinhas. Eles vão trabalhar todos sentidos, além de se divertir.

Para crianças maiores, algumas ideias que auxiliam no desenvolvimento motor ajudam bastante, como por exemplo, crianças na faixa etária dos 6 aos 8 anos e que estão aprendendo amarrar seus tênis, podem encontrar um reforço em sala de aula. Em um caixa, faça vários furos e dê barbantes para os alunos passarem por cada furo e ir trançando. Isso cria um desenho mental que facilitará na hora de fazer os laços que dão nó no tênis.

Seja Firme, Mas Com Amor

Ter autoridade, nada tem a ver com ser autoritário. Em sala de aula, seja firme com seus alunos, mostre pra eles que você que manda na sala e portanto eles devem atenção, respeito e obediência a seus comandos.

Mas tudo isso deve ser feito com o mesmo respeito e atenção que você deve a eles, para se sentirem valorizados e entenderem exatamente o que é respeitar o próximo, além de já aprenderem a noção de hierarquia. Seja um professor amigo, incentivador, mas que no momento certo também saiba chamar atenção e cobrar.

Seja Atencioso. Nunca Dê As Costas A Seus Alunos

Esteja o tempo todo de olho em cada coisa que acontece em sua sala de aula. Nunca, jamais dê as costas para seus alunos. Dar as costas no sentido certo da palavra, pois quando o professor não está atento, alunos podem agir de várias formas erradas e prejudicar não só o andamento da aula, como problemas para você.

Olhe atentamente para cada um e procure conhecer a personalidade de cada aluno. Quando falamos de crianças muito pequenas como bebês, a preocupação deve ser ainda maior, já que estão em processo de aprendizado rápido como andar, falar e pegar coisas que possam gerar algum perigo. Atenção nesses casos é fundamental.

Atualize Sempre Seus Conhecimentos

Além da pedagogia básica, existem vários cursos de extensão e pós-graduação que enriquecem os conhecimentos dos professores de educação infantil e colocam mais oportunidades tanto profissionais como de aprimoramento na hora das aulas com os alunos.

Atualize Sempre Seus Conhecimentos

Além dos cursos voltados para área, procure saber um pouco de tudo, entender de vários assuntos porque independente da idade de seus alunos, alguma técnica ou dica criativa, pode ser um recurso que você pode usar em aula que irá deixar tudo mais divertido e mágico.

Também faça cursos online. Existem vários cursos voltados para Educação Infantil, que são gratuitos, possuem uma grade curricular muito completa e tem certificação total no final.