Se educando para economizar energia elétrica em casa

O preço da luz não parou de subir nos últimos meses, e parece que essa situação não vai mudar por enquanto. Entre os fatores que afetam esta subida da conta de luz, podemos encontrar alguns externos sobre os quais não podemos agir (falta de chuvas e vento), mas existem outros tipos de fatores sobre os quais podemos dar solução. Aqueles relacionados com os nossos hábitos de consumo da energia elétrica, otimização da potência contratada, dentre outros.

O verão está chegando, então leia muito atentamente este artigo, se você quiser economizar energia elétrica em casa.

Truques, dicas e opções para economizar luz elétrica em casa

Se quiser saber como economizar energia em casa, não perca todos estes truques para economizar. Reduzir o custo de sua conta de energia mensal é possível seguindo algumas diretrizes básicas em seus hábitos de consumo. Comece o quanto antes, porque você não vai se arrepender.

Otimize a potência contratada

Está demonstrado que, na Espanha, um grande número de usuários tem contratada uma potência elétrica superior ao ideal para suas necessidades. Quer saber mais sobre este tema? Recomendamos que você leia o artigo que explica detalhadamente “como mudar a potência elétrica contratada“.

Aprenda dicas simples para economizar energia elétrica em casa

Use mais no período da tarifa branca

Todas as comercializadoras oferecem a possibilidade de contratar uma tarifa que discrimine as horas de maior e menor consumo. Isto é o que se conhece como discriminação de horário, e implica que, durante algumas horas do dia, o preço da energia descerá até o mínimo, embora que em outras horas terá um preço muito superior. Modificando os hábitos de consumo para consumir mais energia durante a chamada tarifa branca, a redução da fatura será mais do que evidente. Uma grande maneira de economizar luz em casa.

LEIA MAIS: Aneel anuncia tarifa mais baixa para quem mudar horário de consumo

Revise as instalações elétricas

Contrate um eletricista profissional que tenha formação profissional na área para revisar toda sua instalação elétrica. Talvez você não saiba. Mas suas instalações podem estar com a amperagem incorreta para o seu uso diário, gerando uma sobrecarga na instalação elétrica da sua residência. Além disso, as fiações podem estar com emendas ou com a espessura das bitolas incorretas. Um profissional competente poderá revisar tudo e te indicar o que tem que ser trocado e o que deve ser mantido. Não se arrisque a fazer isso sozinho. O profissional competente deve ser contratado para evitar riscos.

Desligue tudo que puder

Entender como economizar luz em casa com truques começa evitar tudo aquilo que faz mal ao bolso, como, por exemplo, deixar sempre ligados alguns dispositivos ou equipamentos. Quando não estiver utilizando os aparelhos elétricos tire-os da tomada. Há sempre um mínimo de energia que se perde enquanto o dispositivo está em stand by, por isso, é recomendado não deixar plugado nada que não estiver em uso.

Diminuir o gasto com ar-condicionado

Diminuir o gasto com ar-condicionado

Outra forma de economizar energia em casa é diminuir o gasto com ar-condicionado que, durante o verão, consome uma grande quantidade de energia. Procure manter uma temperatura adequada e não diminua muito, além de evitar deixar alguma janela aberta durante o uso. Uma dica importante é escolher apenas um cômodo da casa para usar o ar-condicionado. O quarto, por exemplo, é um excelente lugar!

Utilizar com inteligência os eletrodomésticos

Uma das dicas mais importantes para poupar energia em casa é usar os aparelhos de maneira inteligente. Aposte nos programas de incentivo econômico e use-os nas horas da tarifa branca, e você verá como economizar luz elétrica em casa não é tão complicado.

Desligue as luzes

Desligue as luzes

Parece um conselho óbvio, mas temos sempre acesas mais luzes do que precisamos em casa. Esse gasto pode representar 20% do consumo de energia elétrica em uma residência, por isso, recomendamos que preste atenção neste detalhe. Os pequenos detalhes são os que fazem a diferença na hora de conseguir uma economia significativa na conta de luz de sua casa.

Substitua as lâmpadas tradicionais por led

lampadas led

Talvez você ainda não tenha pensado em substituir as suas lâmpadas para economizar energia elétrica em casa. No entanto, as lâmpadas de LED são fator obrigatório para se diminuir a conta no fim do mês. Elas são mais caras, mas consomem 10 vezes menos que as lâmpadas comuns e têm uma vida útil mais longa, o que, a médio prazo, nos dará o retorno sobre o investimento.

Não tome banhos longos

cantando no chuveiro

Todos nós gostamos de ficar embaixo de chuveiro por meia hora, mas se você quiser poupar centenas de reais por ano, comece a reduzir o tempo do banho. Além disso, se você contratou a tarifa branca pode poupar duchas à noite. O mesmo acontece para quem usa banheiras: encher uma banheira de água quente supõe um gasto muito elevado. Por isso, a recomendação é que não o faça, salvo ocasião muito excepcional.

Tome banho com água fria

O aquecimento da água implica, necessariamente, um consumo de energia para conseguir elevar a temperatura. Se você excluir esse gasto de energia, certamente, sua conta vai abaixar.

Otimiza o uso de eletrodomésticos

aparelhos eletricos atuais

Os aparelhos atuais contam com programas específicos para economizar energia durante o seu funcionamento. Se os da sua casa são muito antigos, talvez seja hora de trocá-los, mas, se são modernos, são muitas as coisas que você pode fazer para economizar. Informe-se de tudo o que você precisa saber sobre o consumo de eletrodomésticos. Leia os manuais atentamente.

Infográfico com os equipamentos que mais gastam

Para complementar nosso artigo, veja abaixo um infográfico com os aparelhos elétricos que, normalmente, mais consomem energia em uma casa. Confira:

aparelhos que mais gastam energia

Gostou do nosso artigo? Comente embaixo e compartilhe com os amigos!