Cursos da área da saúde: quais as graduações menos concorridas

O trabalho na área da saúde envolve a preocupação com bem-estar dos indivíduos e da sociedade através do tratamento e prevenção de doenças. As pessoas que têm desejo de ajudar e cuidar do próximo muitas vezes considera cursos da área da saúde para seguir carreira.

Hoje o Brasil possui 23 cursos de graduação na área da saúde registrados. Para quem quer se tornar um profissional, a escolha pode parecer assustadora, já que as graduações mais conhecidas como medicina e odontologia, também são as mais concorridos no índice geral. 

Se você acha que foi mal no enem, nós explicamos aqui que existem opções para você começar uma faculdade. E se o seu desejo é estudar em cursos da área da saúde mas você acredita que não conquistou ter uma nota muito alta, nós listamos cinco opções com menores notas de corte para você conhecer.

Cursos da área da saúde com baixa nota de corte

Educação Física

Nota de corte mais baixa no ENEM: 561.94 Universidade Do Estado De Mato Grosso

Duração: 3 a 4 anos – Licenciatura/ 4 anos bacharelado

A educação física é a área de conhecimento que procura desenvolver o bem-estar ou a performance do corpo humano a partir de práticas esportivas. Os profissionais de Educação Física podem trabalhar como professores em escolas de ensino básico, academias, personal trainers, instrutores de academia, auxiliares técnicos de times esportivos.
O curso trabalha diretamente com a saúde das pessoas por meio de práticas corporais. O estudante de Educação Física terá aulas clássicas dos cursos da área da saúde, como anatomia, fisiologia, ortopedia, práticas esportivas. Quem optar pela licenciatura, estudará disciplinas com foco em didática e educação. No bacharelado, o aluno aprende mais sobre a promoção do desempenho físico, performance esportiva e saúde. 

O diploma de educação física e o cadastro nos Conselhos Regionais e Federais de Educação Física são obrigatórios para o exercício da profissão como professor de ensino básico. O registro também é necessário para aqueles que querem trabalhar como instrutores esportivos ou personal trainer, por exemplo.

Radiologia

Nota de corte mais baixa no ENEM: 636.18 Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Santa Catarina

Duração: 2 ou 3 anos – Tecnólogo

Quem trabalha com radiologia entende o manuseio do equipamentos de exames por imagens, produzindo materiais que serão utilizados pelo corpo médico posteriormente. É o profissional que prepara todo o ambiente dos exames laboratoriais por imagem e garantem que eles sejam produzidos com boa qualidade, evitando diagnósticos precipitados ou até mesmo errados.

Profissionais em radiologia podem trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios de imagem e institutos de pesquisa. O resultado do trabalho do radiólogo são exames digitais ou de raio-x que são cruciais para identificar lesões, fraturas e gerar diagnóstico de diversas doenças.

O curso de radiologia tem aulas na área da saúde como anatomia e fisiologia além de disciplinas sobre a produção dos exames, que envolvem aulas de física e química. Como a maioria dos cursos da área da saúde, possuir um diploma em radiologia é obrigatório para exercer a função. 

A graduação em radiologia é da modalidade tecnológica, com duração mínima de dois anos.

Fonoaudiologia

Nota de corte mais baixa no ENEM: 652.83  Universidade Estadual Do Centro Oeste

Duração média: 4 anos

A fonoaudiologia é a ciência que trabalha diretamente com diferentes características da comunicação entre as pessoas no aspecto da saúde. O fonoaudiólogo atua no desenvolvimento e aprimoramento das linguagens (oral e escrita), da voz, audição. É também na área da fonoaudiologia que se estuda atividades relacionadas à mastigação e deglutição.
       A área de atuação é ampla e quem faz esse curso pode trabalhar diretamente com profissionais da voz e do som como cantores, professores, radialistas, atores e músicos. Também é possível trabalhar em escolas, e ambientes de formação, para auxiliar da dicção e oratória de pessoas em aprendizagem. O fonoaudiólogo também compõe equipes de saúde, trabalhando em clínicas e hospitais ou diretamente com profissionais como dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e médicos.

        O curso tem aulas de diferentes áreas, como fisiologia, anatomia até linguística e acústica. A disciplina de Libras também se tornou, em 2007, componente obrigatórioPara atuar na fonoaudiologia é necessário ser portador do diploma e ter registro no conselho regional da profissão

Nota de corte mais baixa no Enem: 657.77 Universidade Estadual Do ParanáMusicoterapia

Duração média: 4 anos

O uso da música como ferramenta terapêutica para tratamento e prevenção de doenças é a atividade realizada pelos musicoterapeutas. O profissional pode atuar tanto diretamente com pacientes, auxiliando no tratamento de transtornos mentais, de audição, concentração, através de práticas que envolvem a música e sons como ferramenta principal.

Musicoterapeutas também podem atuar no planejamento e no desenvolvimento de ambientes para o bem-estar daqueles que frequentam como em restaurantes, lojas e empresas.

Quem optar por essa carreira vai estudar disciplinas como psicologia, música, neurociências e sonorização.

Nutrição e metabolismo 

Nota de corte mais baixa no enem: 660.24 Universidade Federal Do Piauí

Duração média: 4 anos

Conhecer a relação entre os alimentos e o corpo humano e aprimorá-la pensando na saúde dos indivíduos. O nutricionista é responsável por estudar a alimentação das pessoas e trabalhar para que ela esteja de acordo com suas necessidades biológicas e culturais. O profissional de nutrição pode trabalhar em clínicas e hospital em parceria com o corpo médico. O profissional autônomo da área irá trabalhar diretamente com pacientes com dietas restritas, atletas ou pessoas em readequação alimentar, como o caso de obesos, hipertensos e diabéticos. 

A profissão envolve estudos de disciplinas da área da saúde, como anatomia, dietética e biologia celular. Mas o estudante também pode ter abertura para trabalhar com o aspecto social e cultural da relação do indivíduo com o alimento, como na disciplina de história da alimentação. 

 

Gostou de conhecer novos cursos na área da saúde? Dividida sua opinião conosco nos comentários!