Consumo sustentável: Dicas importantes para a sua residência

O consumo sustentável é uma das formas de cuidar do planeta e preservar tudo aquilo que ele nos oferece, como por exemplo, a água, os alimentos e o ar puro. Por isso, devemos ter a consciência de que tudo o que temos hoje poderá acabar se não cuidarmos bem.

O consumo sustentável pode e deve começar na nossa própria casa, adotando algumas medidas que permitem fazer economia ou eliminar o uso desnecessário de alguns itens.

5 Dicas de consumo sustentável

Para você ter uma ideia de como fazer algo sustentável para ajudar o meio ambiente, selecionamos algumas dicas, observe abaixo.

Apagar as luzes

O hábito de deixar as luzes acesas em ambientes vazios ou mesmo, com boa iluminação natural, afetam diretamente o consumo excessivo de energia elétrica. As pessoas não prestam atenção, mas a longo prazo este hábito pode se tornar caro demais e, além de doer no bolso, sobrecarrega a geração de energia nas hidroelétricas, que ainda são a nossa principal fonte geradora.  A dica aqui é usar a iluminação com moderação durante a noite e evitar o consumo durante o dia, sempre que houver uma boa iluminação natural.

A utilização de lâmpadas LED também pode gerar uma boa economia e ajudar neste conceito de consumo sustentável, já que ela é mais duradoura do que os outros modelos.

Cultivar uma horta em casa

Que tal começar a plantar alguns alimentos no seu quintal? Uma pequena horta pode ser construída para fornecer alimentos básicos como temperos e hortaliças, trazendo assim economia de dinheiro e também garantindo a qualidade dos legumes que você e sua família consomem, sem fertilizantes e agrotóxicos.

Quando você planta os seus próprios vegetais, está ajudando na diminuição da quantidade de combustíveis fosseis e também, no desperdício desordenado que acontece desde a colheita até o produto chegar na mesa do consumidor.

Economize Energia

Para economizar energia, procure comprar eletrodomésticos que tenham um baixo consumo de energia. Você pode observar bem esse detalhe no selo do Inmetro, que obrigatoriamente vem adesivado ao aparelho. Procure não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo ou perto do fogão, pois assim ela tem o seu desempenho reduzido, gastando mais energia e demorando mais para congelar os alimentos.

Outra dica para manter um consumo sustentável é ligar o ar-condicionado somente em ambientes com boa vedação, não deixando assim que o ar escape causando um consumo exagerado.

Utilize o mínimo de energia que puder em tarefas como passar e lavar roupas, banhos quentes e demorados. Além disso, opte pela energia solar ou o aquecimento a gás, ajudando assim na economia de energia e também diminuindo o impacto ambiental.

Gaste menos água

Você sabia que vivemos em um dos países com a maior quantidade de água potável disponível no mundo? Mas, infelizmente esse recurso natural está ficando cada vez mais escasso. E a prova disso é a maior crise hídrica que o Brasil vem enfrentando nos últimos tempos, colocando assim o fornecimento e abastecimento de água em risco.

Portanto, use somente o necessário, opte por torneiras inteligentes que reduzem o consumo de água. Faça a captação de água em períodos chuvosos e economize o quanto puder.

O desperdício de água gera impactos muito maiores do que imaginamos em nosso meio ambiente. Seja prudente e pense duas vezes antes de lavar a calçada com a mangueira.

Faça a reciclagem do lixo

O lixo é um problema mundial.  Devido à quantidade de lixo que é produzida diariamente no mundo, os aterros sanitários não dão conta e se esgotam rapidamente.

E quando são transportados para um lixão, muitas vezes acabam poluindo o meio ambiente através da contaminação da água de riachos. Por isso, é importante que as pessoas tenham consciência de que devem reciclar o seu lixo, sempre que possível.

Essas são apenas algumas medidas de consumo sustentável que você deve adotar na sua casa para evitar o desperdício daquilo que mais precisamos, que são os recursos naturais como água, comida, ar puro e energia.

Adotando medidas como estas, além de gerar economia estamos ajudando na preservação do meio ambiente e garantindo o uso para as gerações futuras. E não se esqueça, sempre que você precisar de instalação ou manutenção de aquecedores a gás em Curitiba, nós temos a solução e estamos prontos para ajudar você.