Conheça 5 métodos que vão tornar a sua redação ainda mais produtiva!

Escrever é algo bem complicado, uma boa redação requer cuidados que nenhum redator pode ignorar. Mas não se preocupe que a gente vai te dar algumas dicas que vão facilitar sua vida!

Escrever não é uma das tarefas mais fáceis, mas é muito satisfatório quando conseguimos escrever um bom texto, não é verdade?

Redigir um texto exige, claro, muita leitura, preparo, boa articulação de ideias e palavras, além de uma boa dose de criatividade. Mas além dessas, que são capacidades técnicas, exige também uma certa paixão, que dá às palavras um sentido único. E esta é arte do redator, tentar mostrar essa realidade e toda sua essência que foge das palavras costumeiras e dos olhos da grande maioria.

Por outro lado, o redator, na maioria das vezes, consegue passar uma ideia do quanto se pode informar, entreter, conquistar e mobilizar em suas linhas, quando absorve todo e qualquer momento relevante, seja através da experiência de ver e sentir, ou através da leitura e pesquisa.

Assim é como é passado nos jornais, nas revistas, nos livros literários, nas poesias e claro, nos sites ou blogues de conteúdo corporativo ou de profissionais autônomos.

Mas por que escrever às vezes é tão difícil?

Porque faz parte de um processo que em certas ocasiões não está completo para nós, implicando em três situações recorrentes:

A primeira, é quando se quer escrever sobre algo, mas pouco se sabe a respeito. Nesta situação, as ideias não se apresentam diante do papel por si só, e atrapalham bastante a vida do redator. É quando, sem qualquer ideia sobre o que escrever, o redator se torna refém de uma folha em branco.

O primeiro passo diante desta dificuldade é tentar entender os pontos onde se está preso. Falta conhecimento, leitura, talvez uma informação ou outra que complete o entendimento do tema proposto.

A segunda situação é quando se conhece muito sobre um assunto, mas devido à grande quantidade de conteúdo, fica difícil dar um começo, meio e fim para o texto. Algo que requer filtragem e cautela, com as informações que se quer tirar do texto.

Contudo, até que se saiba como elencar e ordenar tais informações, acabou-se o tempo de uma prova ou mesmo, o interesse do cliente em um texto qualquer.

E por fim, a terceira situação é quando o redator não consegue escrever, embora entenda muito sobre um assunto ou mesmo saiba ordenar e elencar todas as ideias a respeito do mesmo. Falta coesão e coerência, bem como outros conhecimentos da área para deixar o texto pronto para o Google.

Tem como o redator driblar estas dificuldades e tornar a redação melhor?

Tem sim.

Primeiro, na hora de escrever, é importante ter em mente quais os objetivos de sua redação. Qual o objetivo do texto? Em seguida, é preciso traçar uma linha de raciocínio para então, dissertar sobre o tema.

Segundo, muita gente quer colocar no papel uma mensagem, mas na hora de tentar expressar-se, encontra muita dificuldade, justamente por falta de informação e também por não entender que tudo obedece a um passo a passo.

Sendo assim, busque mais conteúdo sobre o que deseja abordar. Na sequência, disponha no papel os cinco principais tópicos desta leitura que não podem ficar de fora. Depois, os ordene e comece a abordar um por um.

Terceiro: teme tanto à gramática, à coesão e à coerência do que se escreve quanto ao tema que se quer abordar. Veja se há ligação entre os mesmos. Muitas vezes ignora-se um desvio e um texto que fala de esportes, termina por falar de política e gerar grande confusão.

Vejamos mais 5 métodos que podem ajudar a preparar uma boa redação:

FOCO

O primeiro passo é saber exatamente qual a intenção com o texto a ser redigido. Qual a mensagem que o mesmo deverá passar ao leitor e por que? Qual a finalidade disso, afinal?

Outro fator importante a ser pensado é para quem este texto é redigido. Qual o seu público? Executivos e investidores? Empreendedores? Estudantes? profissionais liberais? Para cada público será necessário pensar em uma linguagem apropriada.

Definido o foco do texto e seu público alvo, é hora de começar a redigi-lo.

CONTEÚDO

Não se pode escrever sem antes ter as ideias prontas na cabeça. E muitas vezes, é necessário uma pesquisa intensa sobre o que se deseja abordar. Não é fácil, muita informação vem à tona e é quando se inicia uma filtragem. Este processo é essencial para a construção de um texto completo e que ainda deixe gancho para textos futuros.

MONTAGEM

Não se começa a contar uma história pelo final, correto? A menos que se tenha um plano de roteiro diferente, a intenção muitas vezes é agradar ao público e fazê-lo entender o foco do texto. Assim, quanto mais objetivo e claro estiver, melhor será a compreensão.

Para isso, é importante ter em mente que o texto deverá ter uma introdução ao assunto, logo no primeiro parágrafo, uma informação complementar que traga quais são os sujeitos,  tempo da narrativa, motivos, o foco do texto e as formas como o que se conta procedeu ou ainda irá proceder.

O quarto e quinto parágrafos novamente complementam o texto com informações muito bem embasadas, ao passo que o sexto parágrafo finaliza a redação.

FONTES

Busque fontes confiáveis de pesquisa. Fontes primárias e secundárias, por exemplo, como é o de alguma autoridade ou reportagens de jornais e revistas.


REVISÃO

Leia e releia quantas vezes for necessário, a fim de que o texto esteja o mais completo possível. Exponha-o e aceite as críticas e sugestões. Sempre haverá qualquer opinião que possa ser aproveitada!

E treine bastante. Não sinta vergonha de escrever e colocar todas as suas ideias no papel. Se precisar de uma “mãozinha”, conte com o time do Meu Redator para te ajudar!

Plataforma de Redatores

Criar o conteúdo para qualquer segmento com o Meu Redator fica muito mais fácil. Até que você se sinta seguro para escrever sobre o que quiser, busque auxílio com a gente! Aqui, o seu texto vai fazer a diferença na internet e conquistar mais clientes. Pode apostar! E com o tempo você também poderá escrever.

Acesse www.meuredator.com.br e faça o seu negócio crescer de verdade.