4 Dicas para Mobilizar a comunidade escolar em busca de qualidade

Assim que os filhos começam a ter uma rotina escolar, é papel dos pais comparecerem nas reuniões e oferecer a escola a certeza que são presentes e valorizam a educação e investimento que estão apostando naquele núcleo educacional.

O problema porém, é quando a família não comparece com regularidade e a escola não tem voz em sua comunidade. No caso de escolas públicas, esse papel de mobilização da comunidade deve ser ainda maior, e muitas vezes a unidade escolar não sabe como chamar atenção da região para os problemas e quais as soluções necessárias, para uma escola melhor e alunos melhores.

Neste artigo, daremos 4 dicas para Mobilizar a Comunidade Escolar em busca de qualidade, e como essas medidas poderão fazer uma enorme diferença, na rotina dos alunos e da região onde vivem.

O Papel dos Pais na participação escolar dos filhos

É fundamental os pais e mães irem as reuniões e conversarem com os professores e não somente ter acesso ao boletim. Muitas vezes, o filho é um bom aluno, mas possui problemas de comportamento ou passa por alguma situação que precisa ser comunicada, e os pais muitas vezes não saber, simplesmente por não comparecerem na escola.

Pais, vão até a escola e participe de cada reunião, interagindo com outros pais e responsáveis, além de questionar o professor e saber como anda o desenvolvimento de seu filho. Além disso, questionar e cobrar melhorias na unidade escolar também é uma obrigação da família.

Escola acolhedora

Uma escola acolhedora, é aquela que mostra aos alunos atitudes positivas e benéficas em relação a comunidade. Por exemplo, se na região da escola existe um asilo, fazer visitas regulares de forma a mostrar as crianças e jovens como é o processo de envelhecimento, e como é importante valorizar a terceira idade, é uma maneira de acolher quem mais precisa e mobilizar a comunidade a ter mais atenção com aquele grupo.

Escola que incentiva

A prática de esportes é benéfica não só a saúde, mas pode mudar muitas vidas para melhor. Muitos atletas famosos de hoje e outrora, são o resultado do incentivo dos esportes, que não permitiu que eles fossem por outros caminhos como da droga ou crime.

Um escola que incentiva a comunidade, oferece modalidades de esporte para todos da região e forma novos atletas todos os anos. Além disso, essa escola pode incentivar também os alunos, em cursos de capacitação profissional ou cursos livres que desperte o interesse das pessoas da comunidade, a buscar novas oportunidades profissionais.

Comunidade ativa

comunidade ativa

Não basta ter uma escola de qualidade, se a comunidade é distante e não usufrui e não participa do que ela oferece. É fundamental que a escola comunique a comunidade o que ela possui de diferencial para aquela região e as pessoas precisam participar e compartilhar com todos os benefícios prestados pela escola.

Cursos Educação, escola e família na FBV Cursos

O setor da educação é muito abrangente, e importante que ande lado a lado com o aluno, mas também com seus familiares. Para pais e professores, alunos e escola e a comunidade como um todo entende melhor como a educação é o caminho para um futuro melhor para todos, é preciso buscar conhecimento.

Nos cursos de capacitação profissional da FBV Cursos na área da educação, encontra-se cursos como Benefícios da Parceria entre Escola e Família, Indicadores na Qualidade da Educação e até o Estatuto da Criança e Adolescente. Tudo para melhorar os conhecimentos dos pais, professores e toda a comunidade, em busca de uma escola melhor.

Acesse a FBV Cursos e conheça os cursos de Educação e matricule-se!