Como vai funcionar o Pronatec 2019

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego ou o Pronatec oferece grandes oportunidades para quem deseja se qualificar e garantir uma vaga no mercado de trabalho que está cada vez mais concorrido e mais exigente, a qualificação profissional é muito importante na vida de quem deseja conquistar uma boa vaga de emprego.

Esse programa tem como principal objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Os cursos de capacitação profissional oferecidos pelo programa são realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.

O programa oferece oportunidades para estudantes do Ensino Médio da rede pública, inclusive estudantes da Educação de Jovens e Adultos, trabalhadores e beneficiários dos programas federais de transferência de renda. São oferecidos cursos nas modalidades Cursos Técnicos e Formação Inicial e Continuada em várias áreas.

No Site da Pronatec você encontra a lista completa dos cursos oferecidos pelos parceiros ofertantes da Bolsa-Formação, além disso, essa lista é atualizada frequentemente. Acesse o site do Pronatec  e tenha mais informações sobre esse programa que promete levar qualificação de qualidade para milhares de brasileiros.

Inscrições, cursos e vagas:

O Governo Federal criou o Pronatec 2019 para que oferecer aprendizado gratuito profissionalizante para a população, de modo que possa aumentar as chances de trabalho que não se limita apenas à esfera da contratação formal, mas também para desenvolver trabalho a partir de casa, no caso dos cursos que dão esse tipo de autonomia.

Para enfrentar as atuais exigências de pré-requisitos que as empresas empregadoras pedem, os brasileiros estão se esforçando para estudar,voltar a sala de aula por entender que agora apenas ter conhecimento superficial sobre uma ou outra função não é o suficiente para disputar vaga de emprego com outros candidatos que possuem qualificação profissional, por isso a importância de estudar, além é claro da finalidade maior que adquirir conhecimento.

 

PRONATEC 2019: Inscrições, cursos e vagas

ferramentas digitais

O Programa de Aceleração ao Ensino Técnico e Emprego, oferece cursos livres e técnico profissionalizante. Dentre os cursos técnicos que tem sido mais procurado estão; técnico em administração, técnico em logística, técnico meio ambiente, técnico em segurança do trabalho, técnico em química.

A carga horária para os cursos livres, a mínima é de 30 horas até 170, o que não é muito considerando que aprenderá uma função. 

Como se matricular

Para fazer sua inscrição, acesso o site oficial do Pronatec, selecione o Estado em que reside, município, grau de escolaridade, instituição de ensino, no caso Senai e clique em pesquisar. No quadro abaixo aparecerá informação sobre as oportunidades de vagas em sua região, caso não tenho no momento da pesquisa, pode cadastrar seu e-mail para receber notificações de vagas quando estiver disponível. Clique em receber notificação de vagas e preencha o formulário com os dados solicitados.

http://pronatec.mec.gov.br