Como ser um bom desenvolvedor de software

Quer saber como programar mais rápido para que você possa entregar o software mais rápido? Claro, que programador não gostaria de ser mais eficiente?

A Internet está cheia de dicas para desenvolvedores. O problema é que há muito mais por aí do que alguém tem tempo para ler, por isso, reduzi-os para ti.

Não foque apenas em desenvolver rápido

Para codificar mais rápido, é preciso ser eficiente, ou seja, com o menor esforço possível ou você terá dores de cabeça e possivelmente, um tempo desperdiçado.

Para pensar mais rápido, você tem que aprender mais padrões e relacionamentos. Este é o conhecimento e sabedoria que a experiência constrói. O que você precisa para ir mais rápido vai mudar ao longo do tempo.

Por isso, é importante conhecer bem o framework que você está desenvolvendo. Se procura por um bom treinamento, focado no mercado e principalmente no framework, sugiro o curso PHP do Zero ao Profissional

Siga suas regras para programar

A maioria das dicas que leio só se aplicam em certos pontos da minha carreira, e não necessariamente se aplicam a todos. Muitos destes caem nas vivências pessoais o que funcionou para mim.

Mas o meu caminho não deve ser o teu caminho. Enquanto algumas das coisas mecânicas que funcionam para mim provavelmente funcionarão para você, muitas das escolhas de domínio e padrão que eu fiz podem não ser de uso.

O material mecânico é muito fácil de otimizar; as opções são limitadas. Mas a aprendizagem não tem limites. Nunca ninguém saberá de tudo. Você deve fazer escolhas estratégicas e táticas, e estar preparado para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem.

A utilidade das pontas cai como uma função da especificidade. As dicas mais específicas não se aplicam a todos, mas as dicas gerais são muito, bem, general. São muito mais difíceis de transformar em ação.

Não crie barreiras

O que todos os programadores querem, especialmente na era de DevOps, é fluxo.

O estado de fluxo maximiza o rendimento e aumenta o gozo incorporando apenas o nível certo de desafio; um permanece totalmente envolvido no momento e no trabalho (isto não deve ser confundido com o pico de Ballmer).

Manter o estado de fluxo requer um ambiente adequado e um processo sem fricções.

Estado de fluxo quando emparelhar é como se cada um de vocês tivesse um cérebro extra. Infelizmente, muitos ambientes de desenvolvedores, como escritórios abertos, são hostis ao fluxo.

Por isso, vá devagar ao tentar quebrar a cultura da sua empresa.