Como melhorar sua comunicação e ser um bom comunicador

Não apenas para estudantes, mas os profissionais prestam muita atenção à comunicação. Dominar o que você precisa dizer e como enviar esta mensagem são fatores importantes se você vai ser um comunicador eficaz. No entanto, um elemento da comunicação falada é muitas vezes ignorado–a forma como fala.

Todos ouvimos pessoas cujas vozes são demasiado irritantes, suaves ou muitas vezes soam como falsas. O discurso de algumas pessoas é tão desagradável que enfraquecem completamente a mensagem do orador.

No entanto, você pode tomar medidas para melhorar a qualidade, seu tom de voz e expressão, e você pode melhorar a qualidade em como a sua mensagem é recebida. Neste artigo, vamos falar exatamente sobre como melhorar sua comunicação e assim, ser um bom comunicador.

Fale lentamente

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar a clareza de sua mensagem é abrandar.

As pessoas tendem a falar rapidamente quando estão nervosas ou inseguras e é facilmente detectável pelo receptor da mensagem. Falar mais devagar não só melhora o quão bem seu público compreende o que você está dizendo, mas também faz você parecer mais confiante e no controle.

Uma boa referência é falar devagar o suficiente para que, se você estivesse recitando um número de telefone, a pessoa que está ouvindo você seria capaz de escrevê-lo. Pratique sua velocidade de fala recitando números de forma crescente.

Domine o idioma

Se você quer se comunicar de forma plena, o ideal é que você invista em educação, principalmente no domínio do seu idioma.

Para isso, aprenda a fazer redação com temas variados. Desta forma, você irá aprender melhor sobre seu idioma e também novos vocábulos.

Pratique a respiração

Se respirar baixinho no peito em vez de profundamente no abdômen, a sua voz parecerá mais fraca e, possivelmente, nervosa. Pode ser difícil lembrar de respirar profundamente quando você está nervoso ou estressado, mas se cultivar o hábito, irá melhorar a profundidade de sua voz e pode ajudar você a soar mais confiante.

Melhore sua postura

A forma como você se comporta antes, durante e depois pode passar uma mensagem poderosa pra sua audiência. De pé ou sentado direito permite que você respire corretamente e dá a sua voz maior força e clareza.

Mover um pouco a cabeça também pode fazer a diferença. Se levantar o queixo e inclinar ligeiramente a cabeça, pode cortar um pouco da ressonância e fazer a sua voz soar mais clara.

Hidrate-se

Manter-se bem hidratado também ajuda a qualidade de sua voz.

Se você está bebendo café, refrigerantes e vinho durante todo o dia em vez de água, suas cordas vocais podem não ter a umidade que eles precisam para fazer sua voz soar o melhor que pode ser.

Evite gritar

Adoras aplaudir a tua equipe a plenos pulmões? Isso não é muito bom para as cordas vocais. Gritar pode cansá-los e dificultar a sua fala. Nos piores casos, gritar pode levar a nódulos vocais, ou batidas nas suas cordas vocais.

Por isso, espero que você tenha gostado do artigo. Qualquer dúvida, basta utilizar os comentários e compartilhe também com seus amigos.