Como evitar acidentes em casa

Os acidentes em casa são frequentemente o resultado de perigos diários – coisas difíceis de ver e difíceis de evitar.

Se você trabalha fora, já deve ter escutado a palavra segurança do trabalho, certo? Porém, é comum que pessoas que trabalham cumprindo as normas de segurança do trabalho na empresa, costumam não levar para casa. Já pensou que a sua casa esconde riscos de acidentes piores que na empresa que trabalha?

Então, por que isso está acontecendo?

São poucos os pais que se preocupam com a segurança do lar e muito menos ensinam aos seus filhos os perigos que podem estar em casa. Provavelmente muito poucos entendem quantos acidentes acontecem em casa. E mesmo que um vizinho caia e quebre a mão, poucas pessoas tomam isso como um aviso.

O que devo fazer para evitar acidentes em casa?

Como evitar acidentes em casa

Primeiro de tudo, você deve garantir a segurança em sua casa. Tudo o que você estuda no local de trabalho deve ser aplicado em casa. Mas primeiro você tem que usar sua cabeça. Você deve fazer uma inspeção detalhada em sua casa de cima para baixo – em todos os cantos.

Quando fizer a inspeção, é importante fazer as seguintes perguntas:

  • quais são as chances de acidentes?
  • quem e como pode ser ferido?
  • o que pode ser feito com cada um dos perigos?
  • que instruções de segurança devemos dar a cada um da casa?

Qualquer pai que fizer essas perguntas pode encontrar as respostas. É importante começar.

Riscos de acidentes em casa mais comuns

Quedas

O principal acidente que mais acontece em casa são as quedas, elas podem acontecer em escadas, pisos escorregadios, com tapetes soltos e também nos degraus da frente e de trás das casas. Também pode-se cair de cadeiras ou bancos nos quais as pessoas costumam subir para pregar quadro, trocar lâmpadas, pegar algo em local muito alto, etc. As quedas também são o resultado de tropeçar em objetos deixados no chão.

Queimaduras

As queimaduras também são sérios problemas. As alças da panela ao sair do fogo. Os cabos estão muito quentes. A gordura aquecida pode gerar um grave risco de incêndio. Crianças brincando com palitos de fósforos. E, claro, não devemos duvidar de quem fuma na cama.

Choque elétrico

Existem também riscos choques elétricos. É importante que se você não tenha conhecimento, não tente mexer em equipamentos elétricos ou na rede elétrica da casa. O perigo de você se acidentar podem ser enormes.

Se você tem criança em casa, uma ideia seria comprar tampões para as tomadas que possam estar ao alcance delas!

Para serviços elétricos, chame um profissional eletricista.

Riscos químicos

Você saberia me dizer quantos produtos químicos você tem em casa? E, principalmente, quantos desses produtos estão ao alcance de crianças?

Ingestão de produtos químicos são um dos principais acidentes em casa que ocorrem com crianças. A cor e o aroma são extremamente convidativos para crianças.

É importante que todos os produtos químicos da casa estejam em local fora do alcance de crianças.

Além dos riscos que foram elencados acima, também temos o improviso de ferramentas (quem nunca utilizou uma faca para tirar/colocar um parafuso, certo?). Todos esses riscos podem ser encontrados em qualquer residência. Encontrar e consertá-los é a coisa mais importante.