5 maneiras de melhorar a sua capacidade de comunicação

A comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos aprender. É importante em tudo o que fazemos, seja comunicando no trabalho para cumprir prazos e alcançar resultados, ou comunicando com amigos, familiares e parceiros para construir relacionamentos fortes.

Muitos problemas decorrem da má comunicação e não é de admirar. Não somos ensinados a comunicar adequadamente na escola; é algo que temos que aprender com as pessoas ao nosso redor.

Infelizmente, a menos que tenhamos a sorte de ter bons comunicadores no nosso círculo mais próximo, iremos quase sempre adquirir maus hábitos.

5 maneiras de melhorar a sua capacidade de comunicação

1. Nunca fale por cima das outras pessoas

Isto demonstra uma verdadeira falta de respeito. Ao falar “por cima” de alguém, o que está basicamente a dizer é: “Eu não me importo com o que você tem a dizer – o que eu tenho a dizer é mais importante”.

2. Não termine as frases das outras pessoas

Eu costumava fazer isso pensando que estava a ajudar a outra pessoa. Mas isso é errado. A pesquisa mostrou que, ao fazer isso, deixa a outra pessoa em desvantagem porque está a assumir o controlo da conversa.

3. Paráfrase

Se quer mostrar que realmente entendeu alguém, então parafrasear é uma ótima ferramenta. Tudo o que precisa de fazer é expressar a mesma ideia por outras palavras, antes de iniciar a sua intervenção.

4. Escute ativamente

Concentre-se na escuta ativa em vez de ouvir passivamente. A diferença é que a escuta ativa significa que você se envolve e responde à outra pessoa com base no que ela disse – ao passo que a escuta passiva é simplesmente o ato de ouvir sem resposta.

5. Mantenha o contato visual

Ao olhar a outra pessoa nos olhos, você demonstra que está interessado no que ela está a dizer. Isso também o mantém concentrado e menos distraído.

De você deseja aperfeiçoar as suas capacidades comunicativas uma boa forma de o fazer é frequentar por exemplo um curso de comunicação assertiva, e você poderá encontrar esse tipo de curso no site: formacaofinanciada.com.pt

Lembre que apostar na formação sempre rende os melhores dividendos.