Benefícios de tocar guitarra na educação

Quando o assunto é tocar guitarra, sabemos que estamos falando muito além de um simples instrumento musical: estamos falando sobre um sentimento que é praticamente impossível de descrever.

A liberdade em expressar o que está dentro da alma, é uma habilidade para poucos, e incrivelmente prazerosa.

Além disso, você já se perguntou porque guitarristas parecem tão descontraídos no palco? Com uma aura quase mágica, guitarristas chamam a atenção em qualquer estilo musical.

Por isso, vamos neste artigo, vamos falar um pouco sobre os beneficios de ser um guitarrista. E também vamos te dar algumas dicas extras para melhorar sua performance tocando o instrumento.

Como aprender a tocar guitarra

Muitos procuram um método para finalmente aprender a tocar guitarra, e assim, desfrutar de todos os seus benefícios.

Existem hoje, uma série de cursos que podem te ajudar a tocar guitarra com maestria. Desde cursos básicos e gratuitos na Internet até cursos em escolas de música.

No entanto, que apresenta melhor custo-benefício é o curso Oziel Filho (ou Ozielzinho), chamado Guitarra Rock funciona e é um dos principais treinamentos para aperfeiçoar neste instrumento. Além da incrível bagagem musical do professor, é possível ter seu contato direto para tirar dúvidas e também evoluir musicalmente.

É prazeroso tocar guitarra

Tocar guitarra pode ter enormes benefícios terapêuticos. Além de libertar a tensão do dia a dia, pode então proporcionar o tão necessário equilíbrio entre trabalho e vida. E também ser uma atividade que faz você exercite a tão combiçada criatividade.

É realmente prazeroso tocar sua música preferida ou quem sabe, compor uma nova música?

Basta ligar a sua guitarra e seu amplificador, e escutar a música que você está criando. De acordo com estudos, só de ouvir a música desencadeia a liberação de dopamina, a mesma química que é liberada durante relações sexuais.

Se é o seu chefe ou boletos teimam em te trazer preocupação, não se preocupe! Faça a sua guitarra falar mais alto! Tocar guitarra diminui o estresse e pode ser reduzido simplesmente por tocar sua música favorita.

Além disso, se você convive com uma dor crônica. ouvir música pode tirar a dor da sua mente, e, assim, diminuir sua percepção.

Desenvolva mais áreas do cérebro

Os músicos são normalmente mais criativos, mesmo quando eles não estão tocando seus instrumentos. Os pesquisadores descobriram que os músicos ao interpretar uma canção, possuem um processo mais criativo, o que auxilia em trabalhos fora do âmbito musical.

Áreas do seu cérebro que são estimulados quando estamos tocando guitarra, afetam tanto a memória cognitiva e a memória muscular. Com foco em aperfeiçoar esta nova habilidade, também pode melhorar a sua concentração — como um bom jogo da memória em sua versão acústica.

A maioria não vê-lo como tal, mas é altamente criativa em sua forma de aprendizagem.

Um novo estudo também indica que se você tocar guitarra ou qualquer instrumento musical, você é mais provável a ter mais nítida a função do cérebro, o que pode ajudar a exercitar de forma mais amplas todas aptidões mentais.

Aumente sua capacidade multitarefa

Instrumentos, como a guitarra, podem melhorar o desempenho de atividades executadas em paralelo. Por exemplo, tocar guitarra, significa que você está coordenando as ações físicas para obter um resultado final, ou seja, você está fazendo:

  • Criar formas de acordes com as mãos;
  • Reconhecer o que as notas que tocou;
  • Pensar nas próximas notas que compõe a melodia;
  • Ouvir e analisar os sons em tempo real;
  • Manter o tempo da música.

Este foi nosso artigo sobre os benefícios de tocar guitarra. Deixe nos comentários sobre a sua visão sobre os benefícios, e o quanto tocar guitarra faz bem para você.