O Banco Inter Realmente é Confiável?

Os bancos digitais têm se tornado cada vez mais comuns e, portanto, não é raro observar a ascensão de novas instituições financeiras que tem como premissa priorizar a digitalização. Em geral, isso causa um impacto muito positivo quando se analisa do aspecto da comodidade, mas, em contrapartida, também causa muita desconfiança. Não é incomum ouvir pessoas se perguntando se o Banco Inter é realmente confiável, por exemplo, e para amenizar esses questionamentos, resolvemos elaborar esse post!

É fundamental questionar sobre a segurança de um banco, pois quando se trata da vida financeira todo cuidado é pouco.

É muito comum e inclusive muito necessário que as pessoas se questionem se o Banco Inter é confiável, pois é somente com essas perguntas que se chegará a uma resposta concreta e definitiva e, se tratando de assuntos financeiros, isso é extremamente importante. Certamente você não quer depositar o seu dinheiro em uma empresa instável ou que tenha um histórico de idoneidade duvidoso, e para remover as suas dúvidas é essencial que você leia esse artigo.

O Banco Inter

Para saber se uma empresa é confiável, pode valer muito a pena conhecer um pouco da empresa, e é justamente o que iremos fazer agora, de maneira mais resumida. Apesar de o banco conquistar notoriedade recentemente, a instituição foi fundada em 1994, cujo propósito inicial era fomentar operações de crédito imobiliário. Nesse quesito, o banco até foi bem sucedido, mas a empresa acabou se consolidando no mercado através do crédito consignado e Middle Market.

Foi no ano de 2008, porém, que a instituição recebeu a carta patente do Banco Central, onde foi oficialmente reconhecido como uma empresa com autorização para operar como banco múltiplo. O fato de o Inter ser reconhecido pelo Banco Central já diz muita coisa sobre a sua confiabilidade, pois o Banco Central possui alguns requisitos exigentes, inclusive o de ser confiável.

Muitas pessoas acham que a instituição não é confiável, e justamente por esse motivo procuram saber como cancelar conta no Banco Inter. Entretanto, é importante disseminar que, apesar de alguns problemas que a empresa passou, ela vem constantemente tentando se recuperar e trazer novas funções e aperfeiçoamentos.

O fato é que, ao analisar a história do Banco Inter, nota-se uma constante evolução da parte da empresa, e isso só se tornou possível porque as pessoas confiaram nos serviços ofertados, tanto que não é a toa que o banco possua mais de 3 milhões de clientes atualmente, e esse número só tende a crescer. Porém, se essas informações não são suficientes para lhe convencer, elencamos alguns tópicos que podem fazer você mudar de ideia logo a seguir.

Por que o Banco Inter é confiável?

Para que você tenha certeza da confiabilidade e segurança da instituição, é interessante questionar os motivos que a tornam segura. O banco possui algumas funcionalidades e tecnologias que tornam a experiência muito tranquila e que excluem aquela sensação de insegurança, e inclusive algumas coisas já foram faladas no próprio site do Banco Inter, mas falaremos sobre elas logo a seguir.

Por que o Banco Inter é confiável? – I-safe

 

Por que o Banco Inter é confiável?

Para melhorar a experiência do usuário e garantir que ele se sinta mais seguro em realizar as suas transações bancárias online, o banco resolveu elaborar uma tecnologia que se chama “i-safe”, cujo intuito nada mais é que senão um sistema de token prático e seguro, onde se autentica as transações da conta digital. Logo quando foi lançado, algumas pessoas tinham dificuldades em utilizar essa funcionalidade, mas ela já foi aprimorada e pode ser executada com facilidade.

Essa é uma tecnologia muito necessária para garantir ao cliente uma maior sensação de segurança, mas nem todos os bancos possuem.

Com esse sistema, é necessário autenticar toda operação através de códigos temporários que são gerados no próprio aplicativo. Na prática, ele funciona da seguinte maneira: sempre que você for transferir ou pagar algum valor, por exemplo, você deve inserir um código que será enviado para o seu número de celular ou e-mail. É como se fosse uma autenticação de duas etapas que há em alguns aplicativos de redes sociais, mas sem sombra de dúvidas gera uma segurança maior.

Por que o Banco Inter é confiável? – Bloqueio temporário

Essa é uma outra funcionalidade que está disponível no aplicativo do Banco Inter e que garante uma segurança ainda maior para evitar que outra pessoa utilize o seu cartão indevidamente, que é a opção de bloqueio temporário. Ao ativar essa opção, o cartão fica inutilizável, ou seja, não é possível efetuar nenhum tipo de compra, seja ela online ou física. Essa é uma ótima alternativa caso você tenha perdido o cartão, inclusive.

Porém, como o próprio nome sugestiona, é um bloqueio temporário e que pode ser removido quando você quiser, basta acessar o aplicativo e desativar essa função. Isso garante que somente o titular da conta irá usar o cartão, pois assim que utilizar, basta bloquear que ninguém mais irá conseguir utilizá-lo.

Por que o Banco Inter é confiável? – Cartão Virtual

O cartão virtual é uma outra ferramenta que garante ainda mais segurança para o titular da conta, pois isso evita que o seu cartão possa ser clonado, por exemplo. Para quem não sabe, essa é uma ferramenta que, quando ativada, gera um cartão virtual com dados específicos e diferentes do cartão físico. Esses dados podem ser utilizados para realizar compras online com mais tranquilidade, uma vez que ele só pode ser usado uma única vez, excluindo a possibilidade de você ser clonado, por exemplo.

Por que o Banco Inter é confiável? – FGC

Essa informação é mais relevante para quem pretende investir no banco, uma vez que o seu dinheiro possuirá uma segurança maior. O Fundo Garantidor de Créditos, ou simplesmente FGC, é uma entidade administradora que protege correntistas e investidores e que permite recuperar até R$ 1 milhão para cada investidor. Basicamente, isso quer dizer que, caso o banco feche as portas devido a falência ou qualquer outro motivo, você irá obter todo o seu dinheiro de volta, desde que ele não ultrapasse o valor estipulado.

Por fim, pode-se concluir que, apesar de se tratar de um banco digital, ele é muito seguro e possui diversas tecnologias que auxiliam a garantir maior seguridade e, dessa forma, caso você esteja cogitando abrir uma conta bancária nessa instituição, não há motivos para se sentir receoso. O post termina por aqui, mas esperamos que ele tenha sido o suficiente para retirar todas as suas dúvidas sobre essa questão! Até a próxima.