“A Encantadora de Bebês”: Principais dicas do livro

Ser mãe é algo maravilhoso, mas convenhamos que não é nada fácil, pois a mulher enfrenta uma luta diária, onde além do afeto, cuidado e atenção, precisa administrar o tempo e não deixar nada em falta para o bebê.

Prevendo estes desafios relacionados a chegada de um bebê, muitas mães e até mesmo alguns pais, recorrem aos livros para conseguir informações que tornem essa jornada mais equilibrada para todos.

Neste sentindo, o livro “A Encantadora de Bebês”, escrito pela britânica Tracy Hogg (1960 – 2004) é um dos mais vendidos e possui conteúdo valioso para a criação dos pequenos.

Um dos destaques do livro, o método E.A.S.Y ensinado é algo ajuda a ter previsibilidade do tempo e melhorar a rotina do bebê.

A Encantadora de Bebês – Método E.A.S.Y

O método E.A.S.Y é ensinado no livro é a base para uma sequência de ações que devem ser feitas com intervalo predeterminado para que o bebê se sinta seguro e os pais consigam se planejar para conduzir a rotina da família. A sigla E.A.S.Y significa:

– Eat (comer)

– Activity (atividade)

– Sleep (Dormir)

– You (você).

Considerando que o método é basicamente uma rotina em que a mamãe deve seguir de forma regrada a cada três horas (por exemplo), alimentando o filho, deixá-lo acordado no horário definido e brincando pouco, esperando o sono vir e colocá-lo para dormir nessa ordem. No momento em que a criança dorme, a mãe deve cuidar dela mesma e realizar as demais tarefas que necessita.

É como um ciclo, onde a mãe realiza as tarefas citadas anteriormente com seu filho e cuida de si enquanto ele descansa, mas acordando o bebê, se necessário, para repetir o ciclo novamente: comer, brincar e dormir, a fim de fazer seu filho a se acostumar com a rotina.

Nos casos de mãe de primeira viagem, é sabido o quanto é difícil colocar o bebê para dormir e ter um tempo para realizar outras tarefas do dia a dia. Nestas situações, pode ser difícil aceitar a ideia de acordar a criança nos intervalos previstos pelo método EASY, por ser trabalhoso conseguir aquele momento de descanso, mas acorda-la é algo benéfico e que poderá influenciar em diversos benefícios na nova vida de mãe.

Inclusive, o livro possui algumas dicas que são essenciais para ter sucesso no método e conseguir reorganizar o seu tempo e do seu bebê. Confira a seguir:

Rotina E.A.S.Y

rotina do bebe

Entrar na rotina pode parecer difícil e não benéfico, até mesmo porque a encantadora sugere que o seu bebê esteja acordado durante mamada. Mas, isso facilita, porque, você consegue identificar o que realmente está acontecendo com o seu filho, por exemplo, se ele já mamou, brincou  e está com a roupa seca, caso esteja chorando é fácil identificar que ele deve estar apenas com sono.

Sem contar que nos horários de sono a criança já estará acostumada e não dará tanto trabalho acordando diversas vezes, o que disponibiliza a você mais tempo para realizar suas tarefas sem se preocupar.

A encantadora sugere que a mãe acorde o bebê para se amamentar, mas é preciso entender que depende da situação, pois não é sempre que devemos acordá-lo.

Pode até parecer estranho, mas uma das outras dicas mais preciosas do livro é que a partir dos 3 meses de idade, as crianças tem a capacidade de dormirem a noite toda sem esforços, mas por outro lado, o bebê acorda no mesmo horário todos os dias, geralmente de madrugada, sem motivos de dor, fome ou perda de sono, mas sim por hábito e o método E.A.S.Y é aplicado justamente para melhorar isso e mudar os hábitos do bebê para o seu próprio bem e o da mamãe.

A dica neste caso é acordar o seu filho antes do horário em que ele deve despertar para mudar o hábito e fazê-lo dormir de volta na hora certa. Não precisa pegar seu filho no colo e sacudir ele até que acorde, deve-se acordar com cuidado, delicadeza e paciência, sem que ele precise despertar. Um exemplo é trocar a fralda, pois isso faz com que o bebê queira acordar, porém, continuará a dormir.

Aqui neste artigo foram citadas apenas as principais dicas do livro. Para conhecer melhor o trabalho da autora e esse método que tem ajudado muitas mamães é recomendada a leitura completa da obra. Uma dica é utilizar um Cupom de Desconto Saraiva para comprar o seu livro e conseguir uma boa oferta.

Tire as suas próprias conclusões!

Para concluir, uma dica valiosa: Caso você ouça comentários negativos sobre o livro “A Encantadora de Bebês” ou não goste das primeiras páginas, não abandone a leitura dele. Siga até o final e procure trazer para a sua vida aquilo que achar mais relevante, sem tentar levar tudo a risca. O conteúdo do livro é muito rico e trará benefícios enormes à sua família.