7 Motivos Para Usar as Tecnologias na Sala de Aula

É inegável que a tecnologia está em toda parte e no mundo contemporâneo é importante reconhecer que os alunos estão cada vez mais interessados ​​e engajados com o uso de tecnologias. Isso cria oportunidades incríveis para as escolas/professores se beneficiarem da integração de algumas formas de tecnologia na sala de aula de modo a tornar o ensino e a aprendizagem mais eficazes. 

Por isso, neste conteúdo você irá conferir 7 motivos pelos quais o uso das tecnologias deve estar presente nas escolas, seja em uma escola particular em Santo André, em uma escola pública de Minas Gerais ou em qualquer outra instituição de ensino no Brasil. Veja!

1) Tecnologia na sala de aula é o futuro

Não há como negar que a tecnologia estará em nosso futuro, e à medida que a tecnologia cresce e se torna melhor, todos nós devemos crescer com ela. 

Ao adotá-la agora, bem como acompanhar seus rápidos desenvolvimentos, você estará ajudando a preparar seus alunos para o futuro deles. Imagine como será a educação daqui a dez anos, ou mesmo vinte anos. Se as salas de aula estiverem usando computadores, tablets e outros dispositivos conectando-se a outros países, imagine o que o futuro trará para eles.

2) Os alunos têm acesso às informações atuais

A tecnologia permite que os alunos tenham acesso a todas as informações atuais. Os livros didáticos precisam ser atualizados constantemente, enquanto as ferramentas digitais são atualizadas diariamente e, às vezes, até o último minuto. E essas informações atuais estão facilmente disponíveis a qualquer momento para os alunos na internet.

3) Melhora a retenção de conhecimento

Alunos que estão engajados e interessados ​​em coisas que estão estudando, devem ter uma melhor retenção de conhecimento. A tecnologia pode ajudar a incentivar a participação ativa na sala de aula, o que também é um fator muito importante para aumentar a retenção de conhecimento. 

Diferentes formas de tecnologia podem ser usadas para experimentar e decidir o que funciona melhor para os alunos em termos de reter seus conhecimentos.

4) Melhora o engajamento

Quando a tecnologia é integrada às aulas, espera-se que os alunos estejam mais interessados ​​nos assuntos que estão estudando. A tecnologia oferece diferentes oportunidades para tornar o aprendizado mais divertido e prazeroso em termos de ensinar as mesmas coisas de novas maneiras. 

Por exemplo, oferecendo ensino através de gamificação, levando os alunos em viagens de campo virtuais e usando outros recursos de aprendizado online. Além disso, a tecnologia pode incentivar uma participação mais ativa no processo de aprendizado, o que pode ser difícil de alcançar por meio de um ambiente tradicional.

5) Os alunos podem aprender habilidades úteis para a vida através da tecnologia

Usando a tecnologia na sala de aula, professores e alunos podem desenvolver habilidades essenciais para o século XXI. Os estudantes podem obter as habilidades necessárias para serem bem sucedidos no futuro. 

O aprendizado moderno é sobre colaborar com os outros, resolver problemas complexos, pensar criticamente, desenvolver diferentes formas de comunicação e habilidades de liderança e melhorar a motivação e a produtividade. 

Além disso, a tecnologia pode ajudar a desenvolver muitas habilidades práticas, incluindo a criação de apresentações, o aprendizado para diferenciar fontes confiáveis ​​e não confiáveis ​​da internet, manter a postura online adequada e escrever e-mails. Estas são habilidades muito importantes que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

6) Incentiva a colaboração

Os alunos podem praticar habilidades de colaboração envolvendo-se em diferentes atividades online. Por exemplo, trabalhando em projetos diferentes, colaborando com outras pessoas em fóruns ou compartilhando documentos em seus ambientes virtuais de aprendizagem. 

A tecnologia pode incentivar a colaboração com os alunos na mesma sala de aula, na mesma escola e até mesmo em outras salas de aula em todo o mundo.

Muitas ferramentas educacionais oferecem uma variedade de funcionalidades que promovem a colaboração. Por exemplo, o Skype oferece uma maneira de os alunos realizarem reuniões virtuais com colegas de qualquer lugar do mundo. Com o Google Drive , os alunos podem compartilhar e editar projetos com facilidade.

7) Benefícios para professores

Com inúmeros recursos online, a tecnologia pode ajudar a melhorar o ensino. Os professores podem usar diferentes aplicativos ou recursos online confiáveis ​​para aprimorar as formas tradicionais de ensino e manter os alunos mais envolvidos.

Planos de aula virtual, software de avaliação e avaliações online podem ajudar os professores a economizar muito tempo. Esse tempo valioso pode ser usado para trabalhar com alunos que estão com dificuldades. Além disso, ter ambientes virtuais de aprendizagem nas escolas aumenta a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os professores.